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Arquitetos: Felipe Hess Arquitetos
- Área: 84 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Fran Parente
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Fabricantes: AutoDesk, Deca, E:light, Estúdio Vitty, LG Electronics, Ladrilar, Lumion, Micasa, S.C.A. Mobiliário Contemporâneo, Trimble
“Arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.” (Le Corbusier) O arquiteto moderno Franco-Suiço nos diz que “Nossos olhos são feitos para ver formas sob a luz; as sombras e os claros revelam as formas; os cubos, os cones, as esferas, os cilindros ou as pirâmides são as grandes formas primárias que a luz revela bem; suas imagens não são nítidas e tangíveis, sem ambiguidades. É por isso que são belas formas, as mais belas formas.” Do mesmo modo, a cozinha Pietra existe por si só. As formas são resultado do movimento entre pontos, planos na qual o ambiente é concebido. As intervenções são pontuais e aparecem em silêncio, como um profundo e rigoroso instrumento de representação da forma e matéria.
O projeto segue o argumento anunciado por Adolf Loos que “ a evolução cultural é proporcional ao afastamento do ornamento em relação ao utensílio doméstico”. A proposta se ancora na simplicidade dos elementos e tem como foco ressaltar a plasticidade dos componentes da arquitetura. A intervenção no espaço existente foi uma experimentação, um ato de repensar o valor das relações visuais como articulador dos sentidos do corpo humano.
A entrada principal é coberta pelo forro inclinado, que diminui sua altura até o encontro com o corredor do lado oposto. A planta tem seu perímetro rígido e bem definido pela marcenaria. A tecnologia da SCA, tradicional empresa brasileira de mobiliário contemporâneo, permitiu que os painéis e armários recebessem uma delicada camada de mármore. No centro do espaço de entrada, a ilha orgânica em tampo de Corian entra em contraste com o perímetro rígido. A luz natural que corre entre os volumes, convida silenciosamente o espectador a explorar o espaço externo. Como resultado final, o observador é presenteado com um requadro das formas geométricas da cidade de São Paulo. Formas, assim como anteriormente por Le-Corbusier, nítidas, tangíveis e em constante evolução.